Núcleo de Estudos em Gestão da Justiça retomará atividades em março
Núcleo de Estudos é realizado em São José dos Campos.
De 27 de março de 2020 a 26 de fevereiro de 2021, serão realizadas as reuniões da sexta edição do Núcleo de Estudos em Gestão da Justiça e Aprimoramento de Magistrados da EPM, coordenado pelo juizJoão José Custódio da Silveira.
O núcleo terá reuniões mensais, às sextas-feiras, das 9 às 12 horas, no salão de estudos e exposições da EPM do Fórum de São José dos Campos.
São oferecidas 30 vagas (presenciais), exclusivas para magistrados do TJSP, sendo necessária nova inscrição para aqueles que já integram o Núcleo.
Inscrições: podem ser feitas até o dia 23 de março por meio do ícone Acessar novo SIGE da área “Inscrições” do site da EPM. Após clicar no nome do curso, os interessados deverão acessar o ícone “Realizar login”. Em seguida, deverão clicar no ícone “Entrar com @tjsp.jus.br”, preencher e-mail e senha do correio eletrônico e seguir as instruções indicadas. Oportunamente, será remetido e-mail confirmando a inscrição. A lista com os nomes dos magistrados que participarão do núcleo será publicada no Diário da Justiça Eletrônico no dia 25 de março.
1. Objetivos
O objetivo do Núcleo de Estudos em Gestão da Justiça está na análise empírica e técnica com vistas à produção de conhecimento que possibilite o desenvolvimento do tema em perspectivas teóricas e práticas, haurindo ganhos na otimização de procedimentos e adequação da garantia de acesso à jurisdição. Com a investigação de ferramentas capazes de reafirmar a importância da gestão na Justiça, buscar-se-á também compartilhar resultados com organizações, universidades e comunidades no âmbito nacional, com potencial para a sugestão de projetos a serem implementados pelo Poder Judiciário e seus parceiros. Nesta sexta edição, alia-se a preocupação com a gestão de Justiça à ênfase no aprofundamento em temas relacionados à tecnologia e demandas da modernidade.
2. Metodologia
A metodologia utilizada priorizará o aspecto ativo. Serão intercaladas exposições dialogadas e seminários para estudos de casos. Com a medida, diminui-se o custo com os palestrantes (exposições bimestrais) e enfatiza-se o aprendizado por meio de metodologias ativas. Os encontros de estudos, sendo de interesse dos participantes, realizar-se-ão sob a condução do coordenador e debaterão o temário no Núcleo, propiciando a apresentação do propostas e produção científica no âmbito da gestão da justiça. As exposições seguirão o roteiro a seguir, sendo intercaladas pelos encontros mensais que versarão os temas tratados com vistas a apresentação de propostas.
3. Temário e cronograma das exposições dialogadas bimestrais
27/3 – Novas tecnologias na Justiça
Advogado André Ramos Tavares
22/5 – Blockchain – fundamentos e interface com o Direito
Juíza Renata Barros Souto Maior Baião
31/7 – Lei Geral de Proteção de Dados
Advogado Renato Leite Monteiro
25/9 – Plataformas digitais para a solução de conflitos
Advogada Mariana Giorgetti Valente
4/12 – Advocacia e soluções tecnológicas
Advogada Juliana Abrusio Florêncio
26/2 – Demandas de massa e tratamento digital
Advogado Roberto Peroba
Em razão de eventuais compromissos dos palestrantes, as datas podem ser alteradas oportunamente.