Amaerj abre inscrições para o 9º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos
Tema do 9º Prêmio é ‘Direitos humanos e cidadania’.
Com objetivo de homenagear a memória da juíza Patrícia Acioli e fortalecer as iniciativas em prol da dignidade humana, a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) criou, em 2012, o Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos. A 9ª edição está com inscrições abertas até 10 de agosto, pelo site da Amaerj.
Candidatos de todo o Brasil poderão concorrer em quatro categorias centradas no tema “Direitos humanos e cidadania”: Trabalhos acadêmicos, Práticas humanísticas, Trabalhos dos magistrados e Reportagens jornalísticas. A premiação acontece em 9 de novembro, na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Na categoria “Práticas Humanísticas”, podem participar cidadãos e entidades que atuem na criação, planejamento, implementação e institucionalização de práticas voltadas para os Direitos Humanos e Cidadania. A categoria “Trabalhos Acadêmicos” é voltada para participantes que apresentarem textos que possam contribuir para o desenvolvimento de estudos sobre o tema. Já as inscrições para a categoria “Reportagens Jornalísticas” se destinam aos profissionais da mídia em geral, que exerçam efetivamente a profissão, cujos trabalhos qualifiquem relevante contribuição ao tema proposto nesta 9ª edição. Por último, a categoria “Trabalhos dos Magistrados” é voltada para magistrados que tenham em curso projetos que valorizem ações que envolvam a prática e disseminação dos Direitos Humanos e Cidadania. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios em dinheiro, exceto os vencedores de Trabalhos dos Magistrados, que ganharão troféus.
Consolidado como uma das maiores premiações do país, o Prêmio busca disseminar e homenagear a realização de ações pelos direitos humanos, dando visibilidade a estas práticas e trabalhos. Confira o regulamento e conheça mais sobre o Prêmio no site da Amaerj.
TM (texto) / Divulgação (arte)