EPM promoverá curso de formação inicial para os juízes do 188º Concurso de Ingresso
Atividades serão realizadas por meio da plataforma Moodle.
Na próxima sexta-feira (5), terá início o Curso de Formação Inicial promovido pela Escola Paulista da Magistratura (EPM) para os juízes substitutos aprovados no 188º Concurso de Ingresso na Magistratura, com 83 confirmações. Pela primeira vez, o curso será realizado exclusivamente de maneira virtual, por meio da plataforma Moodle, com aulas diárias até 11 de maio. Os juízes tomarão posse na quinta-feira (4), às 14 horas, em solenidade virtual transmitida pelo site do Tribunal de Justiça de São Paulo.
A abertura do curso terá a participação dos desembargadores Geraldo Francisco Pinheiro Franco, presidente do TJSP; Luis Soares de Mello Neto, vice-presidente do TJSP; Ricardo Mair Anafe, corregedor-geral da Justiça; José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino, decano; Dimas Rubens Fonseca, presidente da Seção de Direito Privado; Paulo Magalhães da Costa Coelho, presidente da Seção de Direito Público; Guilherme Gonçalves Strenger; presidente da Seção de Direito Criminal; e Luis Francisco Aguilar Cortez, diretor da EPM; Ricardo Santos Feitosa, presidente da Comissão do Concurso; e demais integrantes da Comissão; e dos coordenadores do curso. Durante o curso estão previstas as participações do presidente e do vice-presidente do TJSP, do corregedor e dos presidentes das seções.
O curso visa transmitir conhecimento prático da judicatura aos juízes substitutos, capacitando-os para estabelecerem relações interpessoais, institucionais e interinstitucionais, baseadas no aprimoramento humanístico, jurídico e social. A programação consistirá em exposições dialogadas, palestras previamente gravadas, exibição de vídeos, complementadas com atividades práticas, preparação de sentenças e de audiências, discussão de casos concretos, jurisprudência, livros e textos indicados pelos magistrados professores, debates sobre matérias de cunho jurídico e multidisciplinar, dinâmicas e visitas técnicas virtuais.
A coordenação geral está a cargo do desembargador Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho e do juiz Marcos Pimentel Tamassia. Também integram a coordenação os juízes Ana Luiza Queiroz do Prado, Ana Rita de Figueiredo Nery, André Carvalho e Silva de Almeida, Antonio Maria Patiño Zorz, Eduardo Palma Pellegrinelli, Guilherme de Siqueira Pastore, José Eugenio do Amaral Souza Neto, José Pedro Rebello Giannini, Luís Felipe Ferrari Bedendi, Marcelo Franzin Paulo, Márcio Teixeira Laranjo, Marcus Frazão Frota, Renata Coelho Okida e Rodrigo Tellini Aguirre Camargo.
O Curso de Formação Inicial é regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça e foi credenciado perante a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
MA (texto) / LS (arte)