CNJ promoverá novo seminário de pesquisas empíricas aplicadas a políticas judiciárias na quinta-feira (27)
Será apresentada pesquisa sobre ações possessórias coletivas.
Nessa quinta-feira (27), às 17 horas, será realizada nova edição dos Seminários de pesquisas empíricas aplicadas a políticas judiciárias, promovidos pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias. Será apresentada a pesquisa “Conflitos fundiários coletivos urbanos e rurais: uma visão das ações possessórias de acordo com o impacto do novo Código de Processo Civil”, elaborada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).
A pesquisa traz um diagnóstico sobre as ações possessórias coletivas de bens imóveis nos tribunais regionais da 1ª, 3ª, 4ª, e 5ª Regiões, nos tribunais de Justiça da Bahia, do Distrito Federal e Territórios, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, e de São Paulo e, ainda, o Superior Tribunal de Justiça.
As inscrições podem ser feitas até o dia do evento. Também é possível acessar a transmissão no canal do CNJ no YouTube.
Os seminários são destinados a magistrados, servidores do Poder Judiciário, pesquisadores, estudantes e centros de pesquisa. O objetivo é divulgar e debater os resultados de pesquisas realizadas pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias, divulgadas por meio de relatórios técnicos, e discutir metodologias e estratégias de realização de pesquisas empíricas aplicadas a políticas judiciárias (confira a programação).
MA (texto) / CNJ (imagem)