EPM inicia ‘Curso de capacitação de aprofundamento docente' para instrutores de mediação judicial e conciliação
Curso é ministrado por Erisevelton Lima e Liliane Machado.
Teve início ontem (3) o Curso de capacitação de aprofundamento docente, promovido pela EPM para instrutores de mediação judicial e conciliação, com exposições dos pedagogos Erisevelton Silva Lima e Liliane Machado.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor da EPM, desembargador Luis Francisco Aguilar Cortez, que agradeceu a participação de todos, em especial dos professores e do coordenador do curso, desembargador José Carlos Ferreira Alves, e destacou a importância do evento e dos meios consensuais de solução de conflitos para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, desejando a todos um ótimo curso.
O desembargador José Carlos Ferreira Alves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), da área de Formas Alternativas de Solução de Conflitos da EPM e do curso, também agradeceu a participação de todos e a direção da Escola pela oportunidade e por todo o apoio prestado à área. “Esse apoio da EPM é fundamental, porque os meios opcionais de solução de conflitos vieram para ficar e quanto mais preparados estiverem nossos instrutores, mais preparados estarão nossos conciliadores e mediadores e mais bem assistidos estarão os jurisdicionados e a população”, frisou. Ele ressaltou a importância do curso, enaltecendo a capacidade e a história de vida dos palestrantes, e cumprimentou os instrutores pela escolha da conciliação e da mediação. “São meios que não resolvem processos, mas resolvem crises de direito material, que são a verdadeira motivação desse atulhamento do nosso tribunal, e a insatisfação das pessoas, porque ganhar um processo é diferente de resolver uma situação”, concluiu.
Com a duração de 15 dias, o curso consiste de exposições e dinâmicas para discussão de temas relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem, como o planejamento de aula, a análise do trabalho docente, a avaliação, o acompanhamento dos alunos em fase de estágio e a aplicação prática de conhecimentos e técnicas específicas, a partir de princípios pedagógicos.
MA (texto) / Reprodução (imagens)