EPM realizará nova edição do curso ‘Mulheres em uma cidade sustentável’
Inscrições estão abertas até 3 de novembro.
De 9 a 26 de novembro será promovida a segunda edição do curso Mulheres em uma cidade sustentável da EPM. O curso discutirá a importância dos temas desenvolvimento e sustentabilidade a partir da promoção de debate que incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Será analisada também, sob uma perspectiva de gênero, interseccional e intersetorial, a forma como as mulheres são impactadas por políticas públicas e proporciona reflexões que possam ajudar na concretização das metas estabelecidas pelas Nações Unidas.
A coordenação está a cargo das juízas Teresa Cristina Cabral Santana, vice-coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp); Danielle Galhano Pereira da Silva, Rafaela Caldeira Gonçalves e Renata Mahalem da Silva Teles, integrantes da Comesp; das defensoras públicas Nálida Coelho Monte e Paula Sant´Anna Machado de Souza, coordenadoras do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública (Nudem); e das advogadas Alice Bianchini, vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB; Claudia Patrícia de Luna, integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP; e Maria Sylvia de Oliveira, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça. As aulas serão ministradas às terças e sextas-feiras, das 10h às 11h30, a distância, com acesso na Central de vídeos.
A participação é gratuita e aberta a magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo, do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil e demais entidades e pessoas que atuam na rede de enfrentamento à violência de gênero.
São oferecidas 700 vagas. Haverá emissão de certificado de conclusão de curso àqueles que tiverem 75% de frequência (para registrar presença, o aluno deverá assistir integralmente à aula em até cinco dias corridos, a contar do envio do comunicado de que aula está disponível na Central de vídeos).
Inscrições: podem ser feitas até o dia 3 de novembro. O interessado deverá acessar a área Inscrições do site da EPM, clicar no nome do curso e em seguida em “Realizar login”. Magistrados e funcionários do TJSP deverão clicar no ícone “Entrar com @tjsp.jus.br”, preencher e-mail e senha do correio eletrônico e seguir as instruções indicadas. Os demais interessados deverão clicar em “Inscreva-se agora” para criar sua conta de usuário e senha. Após realizarem o login, deverão selecionar a modalidade e clicar em “Inscrever-se”. A seguir, deverão preencher as informações seguindo as instruções apresentadas e confirmar a inscrição. Deverá constar o nome completo na ficha. Oportunamente será remetido e-mail confirmando a inscrição.
Os inscritos serão matriculados automaticamente, respeitado o número de vagas, as normas do curso e eventuais alterações posteriores. Mais informações no edital.
Programa:
9/11 – Objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS 1 e 2 – fome
Advogada Sheila Carvalho
Debatedora: advogada Claudia Luna
12/11 – Objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS 3 – saúde física e mental das mulheres – mortalidade das mulheres grávidas
Socióloga Jacqueline Pitanguy e professora Erica Mendonça
Debatedora: defensora pública Nálida Coelho
16/11 – Objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS 4 – educação – efeitos da pandemia para mulheres e meninas referentes às questões de ensino
Professoras Viviane Santiago e Jacqueline Lima Santos
Debatedora: juíza Liliana Regina de Araújo Heidorn Abdala
19/11 – Objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS 5 – igualdade de gênero – população LGBTQIA+
Professores Renan Quinalha e Fabio Esteves
Debatedora: juíza Rafaela Caldeira
23/11 – Objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS 8 – emprego digno e crescimento econômico
Professoras Patricia Vilela e Ana Fontes
Debatedora: advogada Maria Sylvia Oliveira
26/11 – Objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS 10 – redução das desigualdades – diferença no trabalho em razão de gênero, raça e classe
Juíza do Trabalho Barbara Ferrito e procuradora do Trabalho Valdirene de Assis
Debatedora: juíza Renata Mahalem da Silva Teles
MA (texto) / AD (arte)