EPM divulga relatório de gestão do biênio 2020/2021
Escola adequou-se ao ambiente exclusivamente virtual.
A EPM disponibilizou o Relatório de gestão do biênio 2020/2021, período em que a Escola esteve sob a direção do desembargador Luis Francisco Aguilar Cortez. No relatório estão listados os cursos, eventos e núcleos de estudos promovidos na capital e nos núcleos regionais, que totalizaram 228 no biênio, com 39.806 alunos matriculados, sendo 3.088 magistrados. Também estão indicados os convênios firmados e as realizações institucionais e estruturais.
O biênio foi marcado pela adequação dos cursos e eventos da Escola ao ambiente exclusivamente virtual, após a suspensão das atividades presenciais em março de 2020. Pela primeira vez, os cursos de formação inicial e de vitaliciamento foram ministrados de maneira totalmente virtual. Também foram realizados a distância cursos de formação de formadores, formação continuada e encontros para magistrados, além de núcleos de estudos na capital e no interior.
Entre os cursos abertos, a pós-graduação lato sensu teve 17 cursos ministrados na capital e 31 no interior. Os cursos de extensão universitária, cursos rápidos, palestras e ciclos de palestras totalizaram 127 no período. para facilitar a proposição de cursos e eventos pelos magistrados, foi disponibilizado no site da EPM um modelo de proposta de curso, com tabela de remuneração e orientações para envio.
Durante a gestão, foi elaborado um projeto para implementação de mestrado profissional na EPM, só não apresentado em razão da não abertura, desde 2020, de inscrições para novos credenciamentos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). E foi renovado o pedido de recredenciamento para oferta de cursos de pós-graduação lato sensu ao Conselho Estadual de Educação, feito a cada cinco anos. A Escola também renovou convênios e estabeleceu novas parcerias com instituições como a Fundação Arcadas (USP), a Escola Nacional da Magistratura da França e o Conselho Geral do Poder Judiciário do Reino da Espanha.
Visando à ampliação do acesso aos conteúdos produzidos pela Escola, foi liberado o acesso na Central de vídeos às gravações de cursos e eventos gratuitos e não exclusivos para magistrados, ampliada a disponibilização de cursos no canal da EPM no YouTube e criado um podcast para veiculação de áudios de aulas. A Escola também lançou três obras coletivas e oito edições temáticas dos Cadernos Jurídicos. E passou a divulgar em seu site os periódicos e edições especiais produzidos pelos setores de apoio aos magistrados Gapri, Cadicrim e Cadip.
Foram realizadas ainda obras de reforma nas instalações da EPM no Centro Administrativo da Consolação, com destaque para a climatização central e a construção do auditório “Geraldo Amaral Arruda” no térreo, inaugurado no último dia 10, bem como a expansão da EPM para a ala Bela Cintra do 5º andar do prédio.
MA (texto) / LS (arte)