EPM promoverá curso sobre depoimento especial e metodologias de avaliação na intersecção entre as áreas criminal, de família e da infância e da juventude
Inscrições estão abertas até 1º de setembro.
De 6 de setembro a 25 de outubro será realizado o curso Entre o abuso e a manipulação: depoimento especial e metodologias de avaliação na intersecção entre as áreas criminal, de família e da infância e da juventude da EPM, sob a coordenação dos desembargadores Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa e Antonio Carlos Mathias Coltro e dos juízes Eduardo Rezende Melo e Augusto Drummond Lepage.
Os encontros acontecerão às terças-feiras, das 9 às 12 horas, a distância (Zoom nos dias 6 e 20 de setembro, 4 e 18 de outubro (com tradução) e Teams nos dias 13 e 27 de setembro, 11 e 25 de outubro.
São oferecidas 700 vagas para magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo que atuam na área criminal (crimes contra a criança e adolescente), de violência doméstica, infância e juventude e família e profissionais das equipes técnicas interprofissionais das respectivas varas. Haverá emissão de certificado àqueles que apresentarem ao menos 75% de frequência.
As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de setembro. Os magistrados do TJSP serão matriculados automaticamente, respeitada a ordem cronológica das inscrições (verificar o recebimento do e-mail de confirmação de matrícula). Mais informações no edital.
Programa:
6/9 – Abuso sexual infantil: definições e indicadores de suspeita
Irene Intebi – psiquiatra infantil e psicóloga clínica de nacionalidade argentina, atua no campo do abuso e abandono infantil nas áreas de prevenção, tratamento e formação multidisciplinar desde 1985. Tem experiência como psicoterapeuta individual com crianças vítimas de abuso e agressores, psicoterapeuta familiar e psicoterapeuta em grupo. Trabalhou e dirigiu diferentes programas multidisciplinares para serviços públicos e voluntariado na América Latina e Europa.
13/9 – Monitoria de estudo, sistematização de questões e levantamento de casos práticos relativos ao tema
Manoela Assef da Silva – juíza do TJSP desde 2006. Foi titular da 2ª Vara Cível de Avaré entre 2008 e 2011, integrante da Coordenadoria de Família do TJSP, atuou no Juizado Especial e em varas de Família e Sucessões da capital e de julho de 2020 a 2022 atuou no Sanctvs
Mônica Potzik – psicóloga judiciária, supervisora de serviço em exercício da DAIJ 1.3 – Depoimento Especial
20/9 – Abuso sexual infantil no contexto da proteção à criança
Irene Intebi
27/9 – Monitoria de estudo, sistematização de questões e levantamento de casos práticos relativos ao tema
Manoela Assef da Silva e Mônica Potzik
4/10 – Abuso sexual infantil no âmbito da intervenção judicial (criminal e familiar)
Irene Intebi
11/10 – Monitoria de estudo, sistematização de questões e levantamento de casos práticos relativos ao tema
Manoela Assef da Silva e Mônica Potzik
18/10 – Vinculação de dinâmica, impacto da violência e intervenções
Irene Intebi
25/10 – Falsas memórias, alienação parental e depoimento especial
Lilian Stein – psicóloga com doutorado em Cognitive Psychology na Universidade do Arizona (EUA) e pós-doutorado na Universidade de Barcelona (Espanha) na área das falsas memórias e com atuação pioneira no país em Psicologia do Testemunho. Professora do Programa de pós-graduação profissional em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina.
MA (texto) / LS (arte)