EPM começa Curso de Formação Inicial para os juízes do 189º Concurso de Ingresso

Presidente do TJSP fez a exposição inaugural.

 

Os juízes substitutos aprovados no 189º Concurso de Ingresso na Magistratura começaram hoje (14) o Curso de Formação Inicial promovido pela Escola Paulista da Magistratura (EPM). O evento teve a participação dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura e exposição inaugural do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe.

 

A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Junior, que deu as boas-vindas e parabenizou os juízes substitutos pelo ingresso, enfatizando o caráter nacional do concurso, com juízes provenientes de vários estados. Agradeceu a presença de todos, em especial dos integrantes do CSM e da Comissão Examinadora do 189º Concurso, o comprometimento e a proatividade dos coordenadores e expositores do curso, credenciado em conformidade com as diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), e agradeceu o trabalho dos servidores. Destacou que a formalidade na atuação do juiz não existe sem razão de ser e que o respeito devido não vem simplesmente pelo exercício da função, porque algumas situações exigem a adequada administração do silêncio. “Não há outro modo de atuar”. “Juízes exercem seu trabalho de modo silencioso, nos autos do processo, e com eficiência, o que significa conciliar a qualidade e a tarefa realizada dentro do prazo”, concluiu.

 

O presidente Ricardo Anafe enalteceu a atuação da EPM e salientou a necessidade do aprimoramento constante. “Ninguém sabe tudo, mas devemos procurar nos aperfeiçoar sempre para decidir bem, porque o conhecimento faz a diferença". Ele recordou algumas passagens do início de sua carreira e ressaltou a importância da conduta e do exemplo do juiz, do trato respeitoso com todos e da necessidade de conhecer os servidores, auxiliar no aperfeiçoamento do seu trabalho e na solução das dificuldades. “A magistratura é um sacerdócio e a postura de cada juiz representa o Poder Judiciário. Espero que todos tenham amor pela instituição, porque ele faz com que tudo seja mais fácil”, asseverou.

 

A mesa de honra também teve a presença do vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; do presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; do presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi; do presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Francisco José Galvão Bruno; das desembargadoras integrantes da Comissão Examinadora do 189º Concurso Silvia Rocha (presidente) e Luciana Almeida Prado Bresciani e do desembargador Ricardo Cunha Chimenti, coordenador-geral do Curso de Formação Inicial.

 

Na sequência, os coordenadores do curso falaram aos novos juízes. Na parte da tarde o diretor da EPM e os coordenadores do curso apresentaram a dinâmica, o pacto pedagógico e as diretrizes do curso e falaram sobre a atuação e demais atividades da Escola e do apoio durante toda a carreira do magistrado. As atividades do primeiro dia foram encerradas com uma dinâmica de apresentação cruzada.

 

Também participaram do evento o vice-diretor da EPM, desembargador Gilson Delgado Miranda, também integrante da Comissão Examinadora do 189º Concurso de Ingresso; os conselheiros da EPM, desembargadores Roberto Caruso Costabile e Solimene, Mônica de Almeida Magalhães Serrano e Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti e juíza Camila de Jesus Mello Gonçalves; os integrantes da Comissão Examinadora do 189º Concurso: desembargador Francisco Eduardo Loureiro, procuradora de Justiça Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner e advogado Oreste Nestor de Souza Laspro; e os juízes integrantes da coordenação do Curso de Formação Inicial, Marcos Pimentel Tamassia (também coordenador-geral), Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes, Ana Luiza Queiroz do Prado, Ana Rita de Figueiredo Nery, Eduardo Palma Pellegrinelli, Guilherme de Siqueira Pastore, Hélio Narvaez, Luciana Caprioli Paiotti, Marcio Teixeira Laranjo, Marcus Frazão Frota, Maria Fernanda Belli, Renata Coelho Okida, Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, Sergio Araújo Gomes, Tatiane Moreira Lima e Thiago Massao Cortizo Teraoka.

 

O curso prossegue com atividades diárias até 19 de maio, abrangendo exposições dialogadas, preparação de sentenças e de audiências, discussão de casos concretos, jurisprudência, livros e textos, debates sobre matérias de cunho jurídico e multidisciplinar, dinâmicas, visitas técnicas e outras atividades práticas. Também será realizado Módulo Nacional, em parceria com a Enfam, que terá atividades nos tribunais superiores, em Brasília.

 

MA (texto) / KS e MB (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP