EPM promove o curso ‘Ciência e conhecimento’

Aula inaugural foi ministrada por Camilo Caldas.

 

Teve início ontem (1) na EPM o curso Ciência e conhecimento, com exposição do professor Camilo Onoda Caldas sobre o tema “A descoberta da racionalidade no mundo e no homem”. Realizado de maneira presencial e on-line, o curso teve 950 inscritos.

 

A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Junior, que agradeceu a participação de todos, em especial do palestrante, e o trabalho dos coordenadores e ressaltou a importância do tema do curso e o interesse despertado. “O objetivo desse curso é produzir conhecimento, transmitir conteúdo e destacar a importância da Filosofia e da Ciência na história da humanidade", salientou.

 

O desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho, coordenador do curso, destacou que o número de inscritos registra o interesse da sociedade e de modo específico do mundo jurídico nas questões relacionadas ao conhecimento e à Filosofia. “Essa é uma reflexão que começa no período clássico, na Grécia antiga, mas são questões que dizem respeito ao nosso tempo e ao nosso mundo”, enfatizou.

 

Camilo Caldas iniciou sua exposição frisando que conhecimentos oriundos da Filosofia, da Economia e da Sociologia são essenciais para a compreensão do que está positivado em forma de norma jurídica e permitem entender o próprio Direito, o Estado e a relação entre ambos.

 

Ao falar sobre os povos da antiguidade, o expositor destacou a cultura da Grécia: “não podemos desconsiderar a importância e a influência que o pensamento grego tem para nós na atualidade. O vocabulário utilizado no Direito e na Política tem conexão direta com aquilo que os gregos desenvolveram. A própria ideia de democracia tem sua etimologia nas palavras demos (povo) e cratos (poder)”. Ele acrescentou que a Filosofia grega antiga organizou de maneira muito competente esses saberes, oriundos de diversos povos. Mencionou também o filósofo Auguste Comte (1798-1857), discorrendo sobre a teoria dos três estados: teológico (imaginação), metafísico (argumentação) e positivo (observação).

 

Também estiveram presentes os juízes Luis Manuel Fonseca Pires e Antonio Augusto Galvão de França, integrantes da coordenação do curso.

 

LS (texto) / MB e RF (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP