EPM promove o curso "Ginástica laboral e prevenção às doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho"

No dia 17 de dezembro, teve início na EPM o curso “Ginástica laboral e prevenção às doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho”. Oferecido aos magistrados e funcionários do TJSP, o curso consiste de cinco palestras, ministradas pelo fisioterapeuta Alexandre José Exposto. A coordenação está a cargo do desembargador Pedro Luiz Ricardo Gagliardi, diretor da EPM.

Cervicalgia

Em sua aula inaugural, Alexandre José Exposto discorreu sobre a cervicalgia (dor cervical), abordando as principais patologias causadoras, seu tratamento e prevenção. Entre as patologias, chamou a atenção para o torcicolo, um processo inflamatório em que, geralmente, há o bloqueio do movimento do esternocleidomastoideo, principal músculo envolvido na rotação da cabeça. 

Em seguida, falou sobre a prevenção, enfatizando a necessidade da prática regular de atividades físicas e do cuidado com a ergonomia, que envolve, entre outros aspectos, a postura e o maquinário adequado no ambiente de trabalho. Além de passar algumas orientações sobre a utilização correta do computador (clique aqui para acessar o material de apoio), destacou a necessidade de se fazer pausas durante a digitação, conforme definido na Norma Reguladora (NR) 17 da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho. “Com uma boa ergonomia, podemos chegar ao final do expediente sem dores ou cansaço excessivo”, frisou. 

Por fim, alertou sobre o perigo da automedicação e ressaltou a importância de se procurar atendimento médico quando houver sintoma persistente e, se necessário, realizar o tratamento médico e a fisioterapia. Encerrando o evento, os participantes fizeram alguns exercícios de relaxamento, que podem ser executados em poucos minutos, durante o horário de trabalho.  

Próximas palestras

14/1/2011 (sexta-feira)
Tema: Coluna Lombar e Abdômen. A saúde da coluna lombar depende diretamente do bom funcionamento dos músculos abdominais. 

21/1/2011 (sexta-feira)
Tema: Coluna Dorsal. As principais patologias relacionadas e a sua relação com os outros seguimentos da coluna. 

28/1/2011 (sexta-feira)
Tema: Bursite e Tendinite. Definições e as regiões do corpo mais acometidas por esses males. 

4/2/2011 (sexta-feira)
Tema: Alongamento e Prevenção. A Ginástica Laboral utilizada como prevenção e os cuidados no ambiente de trabalho.


Local: Rua da Consolação, 1483 - 3º andar.

Horário: 17 às 20 horas 

Obs.: terão direito ao certificado de conclusão de curso apenas aqueles que apresentarem, no mínimo, 75% de frequência.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP