Diretor da EPM reúne-se com professores das universidades de Bolonha e de Buenos Aires

Foi discutida a realização de cursos em conjunto.
 
O diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Junior, reuniu-se ontem (21) com os professores Luca Mezzelli, da Universidade de Bologna (Itália), e Jorge Alejandro Amaya, da Universidade de Buenos Aires (Argentina). Também participaram do encontro os juízes Alexandre de Mello Guerra, coordenador do Núcleo Regional da EPM em Sorocaba, e Marcelo Benacchio, coordenador de área, professor e tesoureiro da EPM; e o professor Luiz Guilherme Arcaro Conci, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Faculdade de Direito de São Bernardo de Campo.
 
O encontro serviu para discutir projeto para a formalização de protocolo de cooperação voltado à realização de um curso master ou de especialização para magistrados na Universidade de Bolonha, com o conteúdo programático de atividades pedagógicas em ambiente presencial e remoto, distribuídas em três etapas, com a certificação de conclusão do curso pela Universidade de Bolonha.
 
Na oportunidade foram levantados temas de interesse da magistratura e das entidades envolvidas, que servirão para o núcleo de pesquisa, como o processo constitucional, direitos humanos, o controle de convencionalidade, agenda 2030, a análise econômica do Direito, além de outros relacionados ao direito comparado. Também foi discutida a participação dos magistrados brasileiros como integrantes do corpo discente da universidade e, ainda, a possibilidade de produção de obra coletiva para registro das pesquisas realizadas pelos magistrados na universidade, reunindo os trabalhos de conclusão de curso, inclusive com a participação de docentes da Universidade de Bolonha. A EPM fez proposta sobre a possibilidade de concessão de bolsas parciais de estudos pela universidade para os magistrados brasileiros. 
 
Foi discutida também a realização de protocolo com a Universidade de Buenos Aires para a promoção de atividades acadêmicas e troca de experiência entre os magistrados dos dois países. Após a reunião, os visitantes conheceram os auditórios e equipamentos de audiovisual da EPM.
 
Fundada em 1088, a Universidade de Bolonha (Università di Bologna) é uma das mais antigas do mundo. É considerada uma das melhores do planeta, figurando entre as universidades de Elite Mundial segundo indicadores como o ARWU, QS World, THE e US News. Em 2020, tornou-se a universidade europeia mais preparada para o futuro e 6ª no ranking mundial do Times Higher Education, que monitora o impacto das universidades na sociedade, utilizando parâmetros da ONU.
 
MA (texto e fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP