EPM promove curso sobre Direito de Família em homenagem ao desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro

Magistrado coordenava área de Direito de Família da EPM.
 
Foi realizado ontem e hoje (12) na EPM o curso Temas atuais de Direito de Família: uma homenagem ao desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro. Com quatro painéis, o curso homenageou a contribuição do magistrado, falecido no dia 7 de agosto, na difusão do Direito de Família e teve 620 inscritos nas modalidades presencial e on-line. A abertura teve a participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.

Na abertura, o diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Junior, agradeceu a participação de todos e ressaltou o objetivo do evento de manifestar a gratidão da Escola ao desembargador Mathias Coltro, por todo o trabalho realizado durante 45 anos de dedicação à magistratura. Ele recordou a carreira do homenageado, com destaque para a sua atuação à frente da Coordenadoria de Direito de Família e Sucessões da EPM, desde 2018. “Ele contribuiu muito para a produção científica e a transmissão de conteúdo nas ações pedagógicas realizadas na EPM e na Escola Judicial dos Servidores (EJUS), com os cursos, seminários, palestras, obras e artigos”, frisou. Em seguida, entregou um certificado aos filhos do homenageado, Antônio Carlos de Paula Eduardo e Coltro e Guilherme de Paula Eduardo e Coltro, em agradecimento à doação do acervo do desembargador Mathias Coltro à biblioteca da Escola. 

O juiz Augusto Drummond Lepage, coordenador da área de Família e Sucessões da EPM e do curso, recordou o trabalho realizado com o homenageado durante seis anos na Coordenadoria da Escola e a sua atuação em outros eventos, frisando que ganhou um amigo. E destacou a competência, cultura, dedicação e entusiasmo do homenageado com o ensino do Direito, principalmente do Direito de Família. “Ele era um homem moderno, com uma visão ampla do Direito de Família. Privilegiava a diversidade, prestigiando jovens talentos e convidando especialistas de outros estados para falar de assuntos novos”, ressaltou.

Falando em nome da família, Antônio Carlos de Paula Eduardo e Coltro agradeceu à Escola pela homenagem. “Ele salientou que o homenageado era uma “força da natureza”, apaixonado pela instituição e deixa como marcas de seu legado a excelência e a autenticidade, além de suas qualidades humanas. “Meu pai era extremamente generoso, disponível, gentil e bem-humorado e, mesmo com todas as suas conquistas, se manteve simples, imparcial e extremamente dedicado. O que podemos fazer é tentar ser os melhores possíveis nas nossas funções, como ele nos ensinou com o exemplo”, concluiu.

Painéis

Iniciando os debates, foi realizado o painel “A partilha de cotas sociais nos divórcios”, com exposições do desembargador Francisco Eduardo Loureiro e do advogado Mário Luiz Delgado, com moderação da advogada Viviane Girardi.

O segundo painel, “Perfil atual da curatela”, teve exposições do promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia Cristiano Chaves de Farias e dos advogados João Ricardo Brandão Aguirre e Flávio Murilo Tartuce e Silva, com moderação da advogada Daniela de Carvalho Mucilo.

Os debates tiveram continuidade nessa terça-feira com o painel ‘Ainda a alienação parental’, que teve a participação como moderadora da juíza Daniela Maria Cilento Morsello e exposições dos advogados Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam), em participação on-line, e Ricardo Lucas Calderon.

O último painel, “Alimentos entre cônjuges e alimentos compensatórios” foi moderado pela advogada Sílvia Felipe Marzagão, presidente da Comissão de Família da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo, e teve como expositores o desembargador Claudio Luiz Bueno de Godoy, coordenador pedagógico da EPM; o desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, e o advogado Rolf Hanssen Madaleno, ambos em participação on-line.

No encerramento, o diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Junior, agradeceu o trabalho do coordenador do curso, servidores e colaboradores e a participação dos painelistas. Ele salientou o sucesso do evento na produção de conhecimentos e adiantou a previsão de realização de um curso de pós-graduação lato sensu em Direito de Família na Escola.

Também participaram do evento os desembargadores Geraldo Francisco Pinheiro Franco, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo; Tasso Duarte de Melo, coordenador da área de Direito do Consumidor da EPM; Roberto Nussinkis Mac Cracken, coordenador da área de Direito Bancário da EPM; e Carlos Teixeira Leite Filho e os juízes Camila de Jesus Mello Gonçalves, conselheira da EPM; Luciana Caprioli Paiotti e Caio Salvador Filardi, entre outros magistrados, advogados, servidores e outros profissionais.

MA (texto) / MB (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP