EPM celebra convênio com a Universidade de Bolonha

Objetivo é o aprimoramento de magistrados e servidores.
 
A Escola Paulista da Magistratura (EPM) celebrou um protocolo de cooperação para formação acadêmica e profissional com o Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Bolonha, na Itália. O documento foi assinado pelo diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Junior, e pelo diretor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Bolonha, professor Michele Caianiello. O professor Luca Mezzetti, diretor da Escola Superior de Estudos Jurídicos da Universidade de Bolonha (Scuola Superiore di Studi Giuridici - SSSG), também assinou o protocolo.
 
A parceria tem como objetivo o intercâmbio cultural entre as instituições e a realização de atividades de formação, pesquisa e divulgação, bem como outras atividades de interesse comum. O protocolo possibilita a participação de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo em cursos da Universidade de Bolonha.
 
No dia 23 de setembro o diretor da EPM foi recebido pelo professor Luca Mezzetti, em Bolonha, para tratar dos últimos ajustes no protocolo, como o formato híbrido, o período mínimo de atividade presencial (com a opção pela atividade presencial no período integral do curso), o acesso à biblioteca (ambiente físico e remoto), o valor do curso e o critério para desconto, o credenciamento dos participantes do curso no corpo discente e a certificação pela Universidade de Bolonha.
 
O projeto sobre a cooperação entre as instituições iniciou durante visita do professor Luca Mezzetti à EPM, ocasião em que conheceu as ações pedagógicas da escola e, ainda, as instalações com os modernos equipamentos do novo setor de audiovisual. Na ocasião, estiveram presentes os juízes Alexandre de Mello Guerra, coordenador do Núcleo Regional da EPM em Sorocaba, e Marcelo Benacchio, coordenador de curso de especialização, professor e tesoureiro da EPM.
 
Cursos
 
O Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Bolonha oferece o curso de pós-graduação de Justiça Constitucional e Direitos Humanos. As atividades serão realizadas em etapas, com aulas teóricas (presenciais e a distância) e núcleo de pesquisa e investigação, com certificação pela Universidade de Bolonha. Os trabalhos de conclusão do curso serão reunidos em obra que será publicada pela Universidade. Os participantes do curso serão credenciados para o acesso ao sistema da Biblioteca da Universidade de Bolonha para consulta às obras e periódicos do acervo, de maneira presencial ou remota.
 
O curso master em Justiça Constitucional e Direitos Humanos está com inscrições abertas até o dia 27 de outubro para graduados em Direito, Ciências Políticas ou Filosofia. O conteúdo programático com a duração de um ano será ministrado em modo presencial e a distância. As atividades presenciais serão realizadas no campus da Universidade, em Bolonha, nos idiomas italiano e espanhol. A EPM publicará edital com as informações sobre o conteúdo programático do curso e orientações para inscrições e matrículas.
 
Fundada em 1088, a Universidade de Bolonha (Università di Bologna) é uma das melhores e mais antigas, figurando entre as universidades de elite mundial segundo indicadores como o ARWU, QS World, THE e US News. Em 2020, tornou-se a universidade europeia mais preparada para o futuro e 6ª no ranking mundial do Times Higher Education, que monitora o impacto das universidades na sociedade, utilizando parâmetros da ONU.

MA (texto) / Divulgação (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP