Diretor da EPM reúne-se com representantes da Escola Nacional da Magistratura da França

Objetivo foi ampliar projetos e cooperação entre as escolas.
 
O diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador José Maria Câmara Junior, reuniu-se na terça-feira (5) com a juíza Zoé Chaumont, do Departamento Internacional da Escola Nacional da Magistratura francesa (ENM), e com a gestora de projetos de cooperação internacional da ENM Emilie Breyne. O encontro teve a participação da juíza Maria Domitila Prado Manssur, coordenadora da área de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da EPM. 
 
Na oportunidade, as visitantes conheceram os auditórios e as salas, além dos novos equipamentos de audiovisual. Durante a reunião foram discutidas propostas para maior cooperação entre a EPM e a ENM, entre elas o aditamento do protocolo existente para permitir o agendamento de visitas aos tribunais, à ENM e a instituições de ensino de Direito por magistrados brasileiros em território francês. Também foi tratada a continuidade dos debates iniciados no Seminário internacional de Direito Comparado sobre violência de gênero: um olhar Brasil-França, promovido na EPM em agosto, com a realização de seminário, previsto para o segundo semestre de 2024, na ENM, em Bordeaux, com proposta de desenvolvimento de métodos pedagógicos e publicação de revista temática. Outra questão discutida versou sobre a participação da ENM e da EPM em conferência nacional voltada à discussão de direitos indígenas e interseccionalidades e Direito Ambiental, como o seminário internacional que será realizado em março de 2024, na EPM, sobre o tema “Litígios globais, meio ambiente e cidadania internacional”, com a participação das escolas judiciais da França (ENM), Portugal (CEJ) e Itália (SSM).  
 
MA (texto) / MB (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP