Juízes do 189º Concurso iniciam fase a distância do curso de vitaliciamento com debate sobre o filme ‘Um ato de esperança’
Debate teve a participação de Raquel Ripani.
Os juízes aprovados no 189º Concurso de Ingresso participaram ontem (1º) de um debate on-line sobre o filme Um ato de esperança, com a participação como debatedora da atriz Raquel Ripani. A atividade deu início à fase a distância do Curso de aperfeiçoamento para vitaliciamento, promovido pela EPM. A etapa presencial foi realizada na Escola de 24 a 28 de junho.
No filme Um ato de esperança (The children act), de 2019, uma juíza precisa decidir sobre o caso de um rapaz diagnosticado com câncer, que se recusa a fazer uma transfusão de sangue em razão da religião da família. A atividade consistiu de reflexões sobre o filme, previamente assistido pelos juízes substitutos, exposição da debatedora, divisão dos participantes em seis grupos de discussão e um debate dos juízes vitaliciandos com Raquel Ripani. Participaram também os juízes integrantes da coordenação do curso José Eugenio do Amaral Souza Neto e Eduardo Palma Pellegrinelli (coordenadores-gerais), Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes, Luciana Caprioli Paiotti, Renata Coelho Okida e Tatiane Moreira Lima.
O curso terá mais dois debates no mesmo formato e prosseguirá na plataforma Moodle, com 15 aulas, que serão realizadas na última semana dos meses de julho, agosto e setembro, com exposições dialogadas, discussões de casos práticos, oficinas e outras atividades sobre temas como ética, gestão, redes sociais, eleições municipais, participação de crianças e adolescentes no processo, prática na vara de família, inteligência artificial, execução criminal, direitos humanos, direito e diversidades, liberdade de expressão, infância protetiva, litigância predatória, execução contra a fazenda pública, acidentes de trabalho, sistema tributário, cartórios extrajudiciais e tutelas de urgência de saúde, entre outros.
MA (texto) / Reprodução (imagem)