EPM iniciará o projeto ‘Diálogos jurídicos’, em parcerias com escolas de magistratura europeias
Evento inaugural em parceria com escola da magistratura italiana.
A EPM iniciará em março o projeto Diálogos jurídicos, que tem o objetivo de debater temas jurídicos de interesse mundial, como Direito Ambiental, Biodireito, combate ao crime organizado e violência doméstica, em parceria com escolas de magistratura europeias. A
ideia é desenvolver uma pauta conjunta permanente para discutir assuntos atuais
de interesse comum, com o estreitamento dos laços entre os países participantes,
favorecendo a troca de experiências, a formação e a capacitação de magistrados
e outros profissionais, bem como a responsabilidade compartilhada entre
ciência, sociedade e Justiça.
O evento inaugural, A atuação judicial e o Direito Ambiental no século XXI: mudanças climáticas, será promovido no dia 21 de março, em parceria com a Scuola Superiore della Magistratura Della Repubblica Italiana (SSM), com exposições de magistrados brasileiros e italianos.
As tratativas para o evento inaugural começaram em 2024, com a realização de reuniões dos desembargadores Gilson Delgado Miranda, diretor da EPM, e José Maria Câmara Junior, coordenador do projeto, com representantes da SSM e autoridades consulares do Brasil e da Itália. O projeto foi aprovado pelo Comitê Diretivo da SSM.
No dia 28 de novembro os desembargadores Gilson Miranda e José Maria Câmara Junior reuniram-se virtualmente com o magistrado Roberto Giovanni Conti, conselheiro da Corte de Cassação da Itália e integrante do Comitê Diretivo da SSM, com o objetivo de discutir a organização do seminário.
No dia 18 de dezembro reuniram-se o com o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, na sede do Consulado Geral. No dia 19 participaram de reunião virtual com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza, e com a conselheira da Embaixada do Brasil em Roma Fernanda Maria Rocha Soares dos Santos.
No dia 14 de fevereiro os desembargadores Gilson Miranda e José Maria Câmara Junior reuniram-se, de maneira virtual, com o magistrado Roberto Giovanni Conti e com a responsável pela área de Formação Permanente/Internacional da SSM, Roberta Saltelli.
O diretor da EPM reuniu-se também com o ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça, que deverá prestigiar a abertura do seminário inaugural.
MA (texto) / LS (arte)